X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias (UERJ) (parte1)

X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias (UERJ)

(Parte 1)

Incrível evento acadêmico, que reuniu mais de estudantes e professores e me surpreendeu.

Arnaldo V. Carvalho

Fazia tempo que não participava de um evento dessas dimensões. Um clima universitário plural, democrático, como é o perfil da própria UERJ. Gente de todas as cores, gente de todo o Brasil, gente das mais diversas tribos. Tudo refletido na intensa produção acadêmica. No X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, foram 1313 inscritos, diversas oficinas, mesas temáticas, e mais de 600 trabalhos aprovados e apresentados nas diversas salas da Faculdade de Educação da UERJ, ao longo de três dias inteiros.

Dentre os muitos assuntos e estudos, constavam as questões curriculares e epistemológicas, de acesso e democracia dos saberes, os jogos e a tecnologia. Me chamaram atenção estudos apresentados sobre a etnomatemática, sobre as crianças ciganas e de terreiro, os metaleiros antifascistas (que eu nem sabia que existiam), e as representações e representatividades em profusão. Bonito de ver.

No Redes – entendi que é assim que as professoras e participantes veteranos chamam carinhosamente o evento -, encontrei Iserjianos e Ogamitáanos. Me deu orgulho. Pertencer a essas comunidades de aprendizado e vê-las levando seus frutos para toda parte me trouxe uma sensação incrível de pertencimento, de “lugar certo”.

Hoje vou começar a publicar aqui no Aprendiz de Professor as principais atividades que participei e me trouxe aprendizados significativos. São memórias livres, do que vi, vivi e entendi. Adiciono comentários pessoais e links para os trabalhos mencionados e eventuais autores citados pelos palestrantes e comunicadores. Espero que gostem.

Arnaldo V. Carvalho, educador e terapeuta, iniciou esse blog ainda na graduação em pedagogia, realizada no ISERJ.

PS: Em tempo, minha gratidão expressa à Prof. Maria Luiza Oswald da UERJ, que me incentivou a me inscrever e participar do Redes.

FOTOS DO EVENTO:

Sobre Arnaldo

Arnaldo, pai, terapeuta, ser humano. Visite meu site e saiba mais sobre mim!
Esse post foi publicado em Artigos, ensaios e reflexões e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias (UERJ) (parte1)

  1. Que legal esse relato sobre o X Redes Arnaldo!!! Super importante! Vou divulgar. Só uma ressalva: em vez de no depto de Pedagogia, o Redes aconteceu na Faculdade de Educação da Uerj.
    Adorei!
    Gde abraço
    Maria Luiza

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s