Inspiradora autocrítica da educação física

Cada vez menos gente sabe da minha ligação com a educação física. Mas então saibam: é minha disciplina de afinidade, a faculdade que cursei pela metade, a área cujos grandes congressos eu participei e tive o privilégio de poder dar aulas. Aquele que traz para minhas aulas de Shiatsu profissionais ligados na saúde e sua promoção.

Na escola, a Educação Física é o território que [deveria] reune[ir] corpo e mente, promove[r] saúde global e abriga[r] a cultura corporal dos povos e suas transformações.

Infelizmente, é estigmatizada (e se auto-estigmatiza também), como menos importante, acéfalo, superficial, etc. O professor J. Paulo Medina é uma das vozes solitárias na auto-crítica necessária à educação física. Em 1983, já publicava seu livro Educação Física Cuida do Corpo… e “Mente”. Abaixo, algumas linhas de seu pensamento, fundamental e que no inspira. Obrigado professor. (Arnaldo V. Carvalho)

Imagem relacionada“A educação física precisa entrar em crise urgentemente. Precisa questionar criticamente seus valores. Precisa ser capaz de justificar-se a si mesma. Precisa procurar sua identidade. É preciso que seus profissionais distingam o educativo do alienante. O fundamental do supérfluo de suas tarefas. É preciso, sobretudo, discordar mais, dentro, é claro, das regras construtivas do diálogo.

O progresso, o desenvolvimento, o crescimento advirão muito mais de um entendimento diversificado das possibilidades da educação física que de certezas monolíticas que não passam, às vezes, de superficiais opiniões ou hipóteses”.

João Paulo S. Medina (1948-)

 

Sobre Arnaldo

Arnaldo, pai, terapeuta, ser humano. Visite meu site e saiba mais sobre mim!
Esse post foi publicado em Artigos, ensaios e reflexões, Pensamentos e Frases e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s