Memórias de um mundo de livros

Ao assistir esse curta, meus olhos se encheram de lágrimas. Meu mundo, o mundo do meu avô, o cinza que toma cor… Como eu vivi, como eu vivi essa casa de livros, em estantes desarrumadas, abarrotadas, em pilhas e mais pilhas pelos corredores de toda a casa… Deus sabe o quanto resisti a eles! Meus irmãos ávidos, eu de outro lado, preguiçoso, querendo mais ouvir, ou sentir, o que diziam deles… Mas lá estavam os literalmente milhares de livros, e seus títulos, autores, capas, temas. Tantos, tantos. Os de adultos, os para jovens e crianças, os específicos para os médicos da casa, para as mulheres da casa, para os homens da casa. Livros para entreter, para ensinar, e para sonhar. Estavam lá na casa onde cresci, e na casa de praia, e no apartamento-biblioteca. E aos poucos, meus livrinhos, oferecidos sem hesitação a qualquer sinal de atração de minha parte, também ocupavam esse imenso universo livro colorido.

Era sair do cheiro feliz de livro novo da livraria para o cheiro misto dos livros de então quase um século, capas de couro e livros modernos prensados à cola.

Verdade que a história em 15 minutos desta animação foi curta, e não traduziu detalhes, sobre a vida desses livrinhos inteligentes. Epidemias varriam eventualmente populações inteiras destes livros. A doença-cupim, silenciosa, traiçoeira, normalmente só combatida quando já era tarde para muitos deles, era o principal responsável pelo fim de muitos títulos. Pois naquela casa, não se disperdiçavam letras. Nenhuma delas.

Minha gratidão à Professora Selma, do Iserj, que me indicou esse vídeo. Uma de minhas principais influências acadêmicas, nos mostra, a cada período cursado, o ser humano maravilhoso e sensível que têm tocado corações e despertado consciências em sua missão de educar educadores.

Arnaldo V. Carvalho, estudante de pedagogia do ISERJ.

Sobre Arnaldo

Arnaldo, pai, terapeuta, escritor, educador, ser humano. Visite meu site e saiba mais sobre mim!
Esse post foi publicado em Artigos, ensaios e reflexões, Indicações, Vídeos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Memórias de um mundo de livros

  1. Cláudia Siqueira disse:

    Emocionante. O video. O texto. Obrigada pela oportunidade de “voajar” assim tão “livromente”!

    Curtir

  2. Selma disse:

    Obrigada. Gratidão

    Curtir

Deixe um comentário