Uns poucos Links… E pequenas reflexões

https://i0.wp.com/nces.ed.gov/programs/coe/images/nav/coe_hp_new.png

A produção aqui no blog anda baixa, porque estamos em período de muitas provas e grupos, mas também porque estou bastante apreensivo e tendo que trabalhar dobrado para suprir as questões materiais em meio a crise do Estado.

Mesmo assim, os estudos e fontes não param, e aqui compartilho mais uma vez alguns dos lugares virtuais por onde passei ultimamente e me foram úteis de alguma forma.

Educação, violência e escola de qualidade: O Professor Luciano Mendes, do blog “Pensar a Educação”, tem se mostrado particularmente angustiado com os rumos da educação no Brasil e no mundo. Em artigos e ensaios, ele nos relembra o passado, confere o panorama global e ressalta que, sem qualidade, não há possibilidade de uma educação de qualidade. Aqui e Aqui.

Sobre a baixa procura da carreira de professor: Há muito tenho procurado ser voz, entre meus colegas de faculdade e também nos meus círculos exteriores sobre a qualidade humana no Ser Professor, a autoestima, e a bola de neve que a desvalorização da docência traz como consequencia ao Brasil. Como posso esperar que meus filhos tenham professores brilhantes dentro desse panorama? Estudar pedagogia é um exercício de superar-se em relação a isso, e todos os meses há baixas entre nós, estudantes. Já contei no início do Blog que o nome “Aprendiz de Professor” era usado por um grupo de três meninas que estudavam carreiras relacionadas a educação. A última informação que tive é que nenhuma delas ficou na área. Triste né. Agora, quando me perguntam sobre “pedagogia, você? Por que?” tenho um motivo a mais para acrescentar aos demais: Porque quero que minhas melhores qualidades possam ser incorporadas pela educação brasileira. E este será meu principal legado para meus filhos, netos e demais descendentes, e para todas as crianças do Brasil. A esperança está sempre nelas.

Inclusão, para que te quero, inclusão?: Neste semestre estou fazendo duas disciplinas diretamente focadas na inclusão, um tema muito em pauta desde o início de nossa formação. A escola, como reflexo da sociedade, segue despreparada, e talvez, tendo que conviver e aprender “na marra” a lidar com as questões. Deficientes, superdotados, pessoas em situação social extrema, a inclusão constitui hoje em um dos grandes desafios do lidar na comunidade escolar. Em termos gerais, o Brasil está preparado? Longe disso. Mas, se falta infraestrutura e melhor treinamento, há discussão, ideias, e Amor para acolher e tentar fazer algo. (O link é simples, uma edição especial da Nova Escola) sobre o tema. Bacaninha, e com algumas sugestões de aula para os professores.

 

 

 

 

Sobre Arnaldo

Arnaldo, pai, terapeuta, ser humano. Visite meu site e saiba mais sobre mim!
Esse post foi publicado em Desafios da Graduação, Indicações, Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

