Links da Semana (20 a 24 Jun 2016)

A Casa-Escola: Excelente e detalhado relato da pedagoga e mãe Geisa Ferreira, que junto com outras famílias fez do espaço de casa o ambiente educativo de seus filhos.

Belo exemplo de respeito a estudante: No Japão empresa que controla trens em uma região mantém estação de trem para uma única menina ir a escola. Parece filme, mas é verdade.

Uma escola para a família: A Escola Janela é a janela da alma de quem acredita em educação. Lá a família não matricula o filho, mas SE matricula. Lá, há respeito à voz de cada um, há cosciência ambiental, há projetos, fazer junto, e ajudar a quem precisa. Eles só precisam de mais R$800,00 para bater a meta e conseguir melhorar a vida de mais gente. Muito mais na linha do que precisamos!!! Eu apoiei, apoie também! (contribuições a partir de apenas R$15,00, todo valor vale!)

Valeu Aira Beatriz!: estudante sempre tem algo na cabeça né? É, mas em geral é coisa boa! Essa estudante de dezesseis anos teve aquele tipo de ideia simples mas que ninguém pensou antes. Juntar bobinas e lonas que seriam lixo de gráficas e transformar isso em uma lixeira sustentável. A boa ideia está super premiada, com razão.

Repressão grave dos professores no México: Com tristeza terminamos os links dessa semana com esse notícia. No México parece que há uma “guerra” ainda mais radical entre o governo e a Educação. Os professores tentam representar a educação pública, que está ao que se vê em tom d despedida no país. Sim, por lá há um franco processo de privatização da educação (olhem para nosso futuro), e os protestos tem sido abafados de toda forma junto à grande imprensa. Professores criminalizados, professores desaparecidos, professores mortos. Não é possível que sejam tantos “professores tolos” assim, para cometer atos de “rebeldia sem causa”. Não aprovo barricadas, não aprovo violência, não aprovo que uma reivindicação comprometa outros setores. Mas entendo o que é o grito do desesperado, entendo o que conseguir por um segundo após a asfixia conseguir colocar a cabeça fora da água e pedir socorro antes de ser mais uma vez ser fatalmente puxado para o fundo. E entendo que formas de repressão como as do México estão na mesma linha do que temos visto aqui, na onda das privatizações sem estruturação prévia da sociedade para tanto. O governo reduzirá impostos na proporção dos antigos gastos que deixarão de ocorrer? Seria ótimo que todas as famílias pudessem pagar com tranquilidade pela escola da qualidade e no estilo de ensino em que se acredite, não é mesmo?  Mas se isso é impossível hoje, o governo tem que estar lá para dar uma escola com qualidade cidadã digna, no mínimo. Enfim. Leiam vocês mesmos e tirem suas conclusões.

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/19/internacional/1466364724_760244.html

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/confronto-entre-policia-e-professores-termina-com-mortos-no-mexico.html

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/06/1783557-confronto-entre-professores-e-policiais-deixa-6-mortos-e-53-feridos-no-mexico.shtml

http://www.cnte.org.br/index.php/comunicacao/noticias/16702-mobilizacao-de-professores-deixa-6-mortos-no-mexico.html

 

View story at Medium.com

Anúncios

Sobre Arnaldo

Arnaldo, pai, terapeuta, ser humano. Visite meu site e saiba mais sobre mim!
Esse post foi publicado em Desafios da Graduação, Educar em casa / Unschooling, Ideias Inovadoras, Valorização e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s