Escher: Arte e Matemática

Eu sou apaixonada por arte e também por matemática, parecem coisas bem distintas, porém consigo vê-las perfeitamente ligadas ao ver alguns gráficos e certos padrões geométricos, a simetria também me encanta. Muitos artistas utilizam de padrões matemáticos em suas obras, porém hoje apresento a vocês um pouco da magnificência de Escher.
Escher era um artista holandês nascido em 1898 e morto em 1970, dedicou sua vida as artes gráficas, e entre suas técnicas estavam a gravura, o desenho, a xilogravura e também a litografia. Mesmo não possuindo conhecimento em ciências exatas, Escher dizia ter mais em comum com matemáticos do que com seus colegas também artistas.
“Escher utilizava princípios da matemática sem ser rígido na sua aplicação. Ele seria mais um matemático amador, que aplicava certos efeitos quase intuitivamente. Há obras que mostram situações que parecem normais, mas com uma observação mais atenta, elas comprovam ser impossíveis. Elas são baseadas em modelos matemáticos como a cinta de Möbius ou o triângulo de Penrose” Isto segundo Pieter Tjabbes, curador da exposição “A magia de Escher”, que acontece até dia 11 de agosto no museu Oscar Niemeyer.
Pra quem não pode visitar esta exposição mas está interessado, o vídeo mostra um pouco da exposição “O Mundo Mágico de Escher” que aconteceu no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2011.
O mundo de Escher é uma ótima alternativa para apresentar geometria a estudantes de diferentes idades, e trabalhos gráficos são uma boa forma de quebrar a rotina lousa giz, afinal, a matemática se estende a muito além disso.

Exposição Museu Oscar Niemeyer:
http://www.museuoscarniemeyer.org.br/exposicoes/exposicoes/escher

Anúncios

Sobre Monique Evangelista

Revoltada e idealista, sempre pronta pra ouvir, se você tiver algo pra dizer. Licencianda em Matemática, tentando revolucionar a forma como se ensina e se aprende essa maravilhosa disciplina. Não confie em minhas faculdades mentais.
Esse post foi publicado em Matemática e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s